Por unanimidade, a Primeira Turma Recursal dos Juizados Especiais do Distrito Federal manteve a condenação de um motorista que atropelou e matou um cachorro em área verde, em Sobradinho (DF). A Turma fixou o valor de R$ 4.676,76 por danos materiais e R$ 500,00 a título de danos morais, a ser pagos aos tutores do animal.
Consta da ação, que um pai passeava com o filho e o animal de estimação em área verde, em frente a um local de residências, e durante o passeio, um condutor invadiu a área onde estavam e atropelou o cão. Consta ainda que o tutor havia adquirido o animal para auxiliar no tratamento do filho que é autista.
Na defesa, o condutor argumenta que houve culpa exclusiva da vítima, pois o cão estava sem coleira. Também afirma que o animal estava em via pública e que “a ‘faixa verde’, existente em Sobradinho/DF e na qual ocorreu o acidente, é via obrigatória para veículos e transeuntes”.
Ao julgar o recurso, a Turma considerou irregular o trânsito de veículo no local, conforme estabelece o Código de Trânsito Brasileiro. Dessa forma, em razão de o fato configurar infração administrativa “incumbe ao recorrente reparar os prejuízos verificados, sendo de menor importância o fato de o animal detinha registro ou estava contido por coleira e guia[...]”, explicou o relator.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).