12 de Maio de 2025.
Dólar 5,65 Euro 6,37
fechar
logo

Jurídico Segunda-feira, 07 de Agosto de 2023, 11:17 - A | A

Segunda-feira, 07 de Agosto de 2023, 11h:17 - A | A

prisão domiciliar

Após descobrir grave doença, suposto líder de quadrilha que roubou carros de luxo em VG deixa cadeia

Ele fez exame de colonoscopia no último sábado (05.08)

Lucione Nazareth/VGN Jur

O juiz da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, Jean Garcia de Freitas Bezerra, concedeu prisão domiciliar a Wellington de Moura Sanches, acusado de chefiar uma organização criminosa que movimentou R$ 2,9 milhões por roubar veículos de luxo em Cuiabá e Várzea Grande, e depois vendê-los abaixo do preço, em sites como OLX e no Facebook. A decisão é da última sexta-feira (04.08).

Segundo inquérito policial, Wellington de Moura foi denunciado por, supostamente, liderar um grupo criminoso que atua com grande complexidade, para cometimentos de crimes graves e hediondos. Os integrantes da quadrilha se dividiam entre a prática dos roubos, prestação de apoio logístico para execuções destes crimes, inclusive locando imóveis e equipamentos para guarda dos veículos subtraídos, adulterações das placas dos veículos, falsificações de documentos e, por fim, comércio dos bens em sites de vendas como o OLX.

O acusado já era investigado desde 2019 por liderar esquemas criminosos que, em tese, consistiam no roubo de carros de luxo em Cuiabá e Várzea Grande. Nas investigações foram elaborados, pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), relatórios de inteligência financeira os quais apontaram que Wellington que ele movimentou valores expressivos, entre o período de 02 de janeiro de 2018 a 30 de setembro 2019, perfazendo R$ 2.964.104,07 em créditos, sendo que 20% deste valor não foram identificados.

No inquérito, consta ainda que um dos membros da quadrilha em depoimento confirmou que Wellington de Moura era um dos articuladores dos crimes, “os quais recrutavam criminosos para praticar as subtrações dos veículos, fornecendo armas de fogo, contratando locais para guarda dos automóveis, falsificando documentos, adulterando placas e vendendo veículos abaixo do preço, em sites como OLX e no Facebook”.

A defesa de Wellington pediu a revogação da prisão alegando ausência dos requisitos para manutenção do decreto preventivo, “aduzindo inexistência de contemporaneidade, violação à ordem pública, conveniência da instrução criminal ou aplicação da Lei Penal, além de preenchimento dos requisitos para concessão de medidas cautelares diversas da prisão”.

Em sua decisão, o juiz Jean Garcia, concedeu prisão domiciliar para Wellington de Moura com as seguintes cautelares: uso de tornozeleira eletrônica; recolhimento domiciliar por 24 horas, não podendo sair da sua moradia sem autorização judicial; proibição de contato com os demais corréus, com exceção de sua companheira, R.D.A.M.

O magistrado ainda autorizou o investigado a ausentar-se de sua residência, no período das 09h às 13h do último sábado (05.08), para realização do exame de colonoscopia.

“Fica o denunciado advertido de que, caso deseja necessária a saída do domicilio em razão de eventual emergência médica, deverá aportar aos autos, por meio de sua defesa, documento comprobatório em até 24 horas. No mais, intime-se o denunciado, por meio de sua defesa, que para que informe, no prazo de cinco dias, por quais meios os procedimentos médicos serão realizados (sistema privado ou Sistema Único de Saúde – SUS), devendo juntar aos autos, semanalmente, relatórios médicos informativos de seu prognóstico, indicando a data da realização da cirurgia e período de recuperação”, diz decisão.

Leia Também - Relatórios Psicológico e Social apontam impactos profundos na saúde mental da família de jovem vítima de atropelamento

 Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

Comente esta notícia

icon facebook icon twitter icon instagram icon whatsapp

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 03 - JD. IMPERADOR VÁRZEA GRANDE / MT

(65) 999575760 | (65) 99957-5760