O advogado Cristiano Zanin Martins assume oficialmente o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quinta (03.08), ocupando a vaga deixada por Ricardo Lewandowski. O VGN Jur acompanha a cerimônia solene que marca um novo capítulo na trajetória jurídica do profissional.
A indicação de Zanin ao STF foi realizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O advogado passou por uma sabatina rigorosa e teve seu nome aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal, sendo posteriormente confirmado pelo plenário em 21 de junho. Sua nomeação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) em 5 de julho.
A Presidente do STF, ministra Rosa Weber, ressaltou a importância de espaços para o discurso. Como presidente do STF e em nome de todo o colegiado, dirigiu palavras de votos de felicidade a Zanin em seu exercício constitucional e nas atividades desempenhadas na Casa. Além disso, teceu elogios, destacando a notável estrutura jurídica, o trabalho técnico exemplar e a vasta experiência de Zanin.
"Eu concordo com espaços para discurso, mas eu, na condição de presidente, supremo tribunal federal e em nome de todo colegiado, quero dar a vossa excelência às suas luzes, desejamos muita felicidade no exercício da Constituição, dito a lei constitucional, e também todos os mistérios, todas as aprovações cometidas ao longo desta Casa. Eu estou honrada de vossa excelência, com a sua estrutura jurídica, seu trabalho técnico, sua experiência e sua extrema beleza", disse Rosa Weber.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).