A realidade vivida por crianças, adolescentes e jovens no Brasil é alarmante. A presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, ministra Rosa Weber, fez questão de destacar, no encerramento do I Congresso do Fórum Nacional da Infância e da Juventude (Foninj), o dever de Estado, família e sociedade de colocar esses indivíduos a salvo de descaso, exploração, discriminação, violência e crueldade.
Os dados apresentados pela UNICEF evidenciam a gravidade da situação: 32 milhões de crianças e adolescentes vivem na pobreza no Brasil, com impactos diretos em áreas como educação, saúde e alimentação. A realidade é ainda mais triste ao analisar a pesquisa nacional sobre violência contra crianças no ambiente doméstico, que apontou que mais de 90% dos casos acontecem dentro de casa.
Diante desse quadro, conforme a presidente do STF, "torna-se urgente a necessidade da atuação conjunta de Governo, entidades de classe e organizações com foco nos direitos da infância e adolescência". "É preciso promover oportunidades iguais, investir na educação e na saúde, e garantir o direito à vida digna para crianças e jovens brasileiros", destaca.
A solenidade de encerramento do congresso foi marcada pelas vozes das crianças e jovens, que relataram sua realidade e também pela música do MC Invictor, que cantou trechos de uma de suas canções, que aborda questões sociais.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).